Desde a primeira vez em que vi Shadow of Mordor, sabia que ou iria me decepcionar completamente ou este se tornaria um dos meus jogos favoritos desta nova geração. E posso dizer que depois que mais de 40 horas jogadas que não estou nem um pouco decepcionado.
ENREDO
Shadow of Mordor segue a história de Talion, um Guardião (Ranger) que (sem entregar nenhum spoiler) acaba envolvido em uma maldição que o impede de morrer e o conecta a um Elfo que lhe confere o poder do Wraith, que permite controlar a mente de Orcs e Urkus, atirar fechas mágicas, sugar energia, incapacitar e manipular a mente dos inimigos e muito mais.
Sem nenhum spoiler, pela grandiosidade do jogo, o final é um pouco simplista, mas honestamente isto não me incomodou nenhum pouco pois para mim o que importou foi toda a jornada até ali, então quando os créditos rolaram eu estava muito satisfeito com a experiência.
JOGABILIDADE

Em um primeiro momento ao ver Shadow of Mordor, o instinto é pensar na série Batman: Arkham e em Assassins Creed, e não existe problema algum com isso. Mesmo sendo bem similar em certos pontos, o jogo consegue se segurar como algo extremamente diferente. Ainda sim, o tipo de jogabilidade dos jogos citados caiu como uma luva no que Shadow of Mordor se propõe, fazer com que o jogador se sinta poderoso mas sem que o senso de perigo lhe seja tirado.
Logo que comecei a jogar, fui todo alegre enfrentar um bando de Uruks, achando que seria super tranquilo aniquilar com aquela tropa e o seu Capitão. Resultado: Humilhação Total. Mas em Shadow of Mordor, mesmo quando se está prestes a morrer ainda existe uma esperança, o Last Chance. Trata-se de um Quick Time Event, que se feito da maneira correta dá ao jogador uma nova chance na batalha.

Outro aspecto extremamente interessante do Sistema Nêmesis é, como existe essa busca pelo Poder e você sendo o principal inimigo do Exército de Sauron, uma vez que o jogador é morto por um determinado Uruk, ele muito provavelmente será promovido a Capitão. E o mais legal é que quando você encontrar com este inimigo novamente, ele irá "lembrar" que te matou e ainda vai te dar uma humilhada.
O que me impressionou mais nesta "memória" que seus inimigos possuem foi uma situação onde eu estava enfrentando um determinado Capitão que tinha medo de Caragors (uma das criaturas do jogo), o que aconteceu após uma dessas criaturas aparecer no exato momento da batalha e me matar me surpreendeu. Quando eu encontrei este Capitão em outro momento, não só ele lembrou da situação, como citou a criatura e tirou um sarro pela maneira que morri.

Na segunda metade do jogo o Sistema Nêmesis fica ainda mais interessante com o poder de Marcar (Brand), que faz com que Talion consiga controlar a mente de Uruks que foram derrotados em combate mas não mortos, incluindo Capitães e Warchiefs.
Foi extremamente gratificante marcar um Capitão guarda-costas de um determinado Warchief, ver ele se virar contra seu mestre no momento em que entrei em batalha com os dois e ser promovido logo em seguida a morte de seu chefe.
COMENTÁRIO FINAL
É notório que Middle Earth: Shadow of Mordor pega pontos ótimos de franquias de sucesso conhecidas e incorpora em sua experiência. Mas mais notório ainda é como ao introduzir um novo elemento chave, o Sistema Nêmesis, transforma a experiência para o jogador em algo único e estimulante, fazendo com que você tenha que pensar e repensar em cada confronto contra seus inimigos, observando suas fraquezas e sua posição na escala de poder e influência.
Algumas mudanças na antologia de O Senhor dos Anéis em favor da trama e um final um tanto simplista podem desagradar alguns jogadores, mas para mim o que importou foi toda a experiência.
Shadow of Mordor faz com que o jogador se sinta poderoso, porém sem retirar o senso de dificuldade e dar a sensação de que você simplesmente está passando pelo jogo como se nada oferecesse perigo. Mesmo avançando no jogo e adquirindo cada vez mais habilidades, sempre tive a sensação de que em qualquer batalha, eu poderia ser morto e desencadearia toda uma mudança na escala de poder dos Exércitos de Sauron.
NOTA FINAL
Middle Earth: Shadow of Mordor está disponível para Ps3, Ps4, Xbox 360, Xbox One e PC.
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