Neste dia Internacional da Mulher, nada melhor do que relembrar as heroínas dos games e o quanto sua presença agrega mais e mais para a história do jogo.
Jogo games desde que me conheço por gente e ao longo dos anos pude ver que cada vez mais o espaço das mulheres vêm crescendo, fazendo com que deixem de ser as donzelas em perigo para serem as heroínas salvando os marmanjos.
KITANA |
Desde as pioneiras, como Samus, Chun-Li, Sonya, Kitana e Mileena, até as mais recentes como a Ellie de The Last of Us, mulheres nos games são sempre fortes e lutam de igual para igual com o mais bruto dos homens, mas com um fator muito importante para o enredo do game, a emoção. Não estou dizendo que protagonistas homens não possuem emoção (apesar de ser a realidade em alguns casos), mas toda essa questão de "sexo frágil" (que de frágil não têm nada) faz com que a superação de barreiras no jogo sejam muito mais interessantes.
LARA CROFT |
O mais novo jogo da franquia Tomb Raider é um exemplo claro disso, Lara começa o jogo apavorada e sem saber muito o que fazer em meio a uma situação calamitosa e o que se vê no decorrer do jogo é a criação de uma verdadeira heroína motivada única e exclusivamente a resolver o problema mas sem perder o toque de sensibilidade que a história requer. A emoção de Lara está explícita em quase todos os momentos do jogo mas principalmente quando é obrigada a matar seu primeiro adversário, estourando em um choro compulsivo logo em seguida que te faz sentir a angústia do personagem. E até mesmo quando o homem é o protagonista ele necessita ter uma personagem feminina ao seu lado para conseguir avançar e fazer a história andar como por exemplo em BioShock Infinite, em que os poderes de Elizabeth são essenciais para o protagonista Booker e sua carga emocional é o que faz a história ser uma das melhores em muitos anos.
ELIZABETH de BIOSHOCK INFINITE |
E por falar em BioShock o jogo traz logo em seu começo uma passagem que retrata o avanço das mulheres nos games. Logo no primeiro confronto com inimigos após Booker encontrar Elizabeth, o jogador recebe a seguinte mensagem em sua tela "Elizabeth pode se cuidar sozinha, você não precisa protegê-la durante a luta".
Hoje em dia nem as Princesas dos Games querem mais ficar esperando pelo seu salvador no castelo amarradas. Elas estão prontas para lutar lado a lado com seu suposto salvador e saírem na porrada (Zelda/Sheik) ou para praticar os mais diversos esportes e viver as mais loucas aventuras (Peach). E até quando são as vilãs do jogo elas conseguem ser incríveis, exemplos claros disso são Kerrigan, de StarCraft; D'Vorak e Mileena, de Mortal Kombat; Claudia, de Silent Hill; e Mulher-Gato e Arlequina, da série Batman.
MILEENA |
KERRIGAN |
Posso ficar dias e dias numerando as melhores protagonistas; Lara Croft, Jill Valentine, Lightning, Claire Redfield, Heather Mason, Bayonetta mas o mais importante é a pergunta "Ainda falta muito mais espaço para elas?" Sim, e infelizmente ainda existe uma super-sexualização desnecessária das personagens femininas que a indústria insiste em perdurar e isso é uma falha grave.
ELLIE de THE LAST OF US |
Espero de verdade que games como Tomb Raider e The Last of Us sejam lançados cada vez mais e que as personagens femininas ganhem cada vez mais espaço, um bom exemplo disso é o novo Mortal Kombat, que coloca Cassie Cage como protagonista da história com Mileena sendo a principal vilã, o que me deixa ainda mais empolgado com o jogo.
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